Muitas pessoas que estão procurando o colchão ideal se perguntam:
Por que a densidade do colchão importa?
Fizemos esse post para tirar essa dúvida.
E ajudar você a escolher a adequada.
Conforto e Saúde
Conforto e saúde, esses são os dois grandes motivos para optar pela densidade de espuma mais adequada para o seu tipo físico.
Como assim?
As espumas são desenvolvidas com uma quantidade de matéria-prima específica para suportar o peso de cada indivíduo e manter o desenho do corpo na posição mais adequada para a coluna vertebral.
Ou seja, existe uma densidade que vai acomodar seu corpo de forma a respeitar a estrutura dele, sem criar tensões musculares.
O que acontece quando o colchão não tem a densidade adequada?
Seu peso pode criar um afundamento no colchão maior do que o necessário. Com isso, ossos e musculatura podem ficar desalinhados por horas e horas. O resultado você, infelizmente, já conhece: dor no corpo no dia seguinte. E se esse uso inadequado for constante, você pode ter problemas mais graves.
Aliás, esse sono ruim também pode ser a causa da insônia. Você pode não perceber claramente. No entanto, se sentimos dores musculares durante a noite, isso afeta a qualidade do nosso sono.
Como determinaram a densidade certa para cada um?
Especialistas fizeram muitos testes até chegar a uma tabela.
Ainda, complementar a essa tabela, também há os vários tipos de espuma. E cada uma oferece uma vantagem.
E os casais?
Essa é uma questão importante. Primeiramente porque, muito frequentemente, existe uma variação de peso entre uma pessoa e outra. Mas, a princípio, você pode se basear pela tabela, que prevê uma variação de densidade, no caso de casais. Sempre siga pela pessoa que tem maior peso. .
E para as crianças?
Para recém-nascidos e crianças até 3 anos, o colchão pode ter uma densidade menor. Então, você pode optar por uma D18 que você estará garantindo um bom sono para elas.
Cuidado fundamental
Antes de tudo, verifique se a altura total da espuma tem, no mínimo, 12 centímetros. É esse parâmetro que as regras definem como colchão. E não colchonete, por exemplo. Sobretudo porque muitos colchões que têm na sua estrutura Isopor®️, também conhecido como EPS, não possuem essa altura. Em outras palavras, pode não ser adequado par acomodar o seu corpo e manter conforto e sua saúde. Nesse sentido, confira sempre!