O que tem dentro do seu colchão?
Quais as matérias-primas usadas pelos fabricantes?
E como isso pode influenciar em aspectos como durabilidade e conforto?

colchão ideal : o que tem dentro

Como os colchões são fabricados?

O processo de fabricação dos colchões tem padrões determinados, que devem ser seguidos segundo regras da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas ). Claro que cada fabricante tem seu design e, a partir de estudos de desenvolvimento, define a melhor combinação de características para cada modelo de colchão. Porém…

Nem toda espuma é igual

Se você ainda não leu, vale a pena complementar esse texto com esse aqui, que fala sobre as espumas especiais. 

Você já deve ter tido aquela experiência em que o vendedor fala o tipo de espuma que é feito o colchão e você não sabe bem a diferença entre elas. Aqui nesse Guia de Bolso, você tem um resuminho bem útil para ajudar na decisão.

Uma questão importante é a qualidade da espuma

O que isso quer dizer?

A espuma é feita de uma mistura de matérias-primas, com medidas determinadas para cada densidade. São receitinhas do INER para garantir a alta qualidade da espuma. Tanto de uma matéria prima, tanto da outra… E assim nasce uma espuma densidade D33, por exemplo. No entanto, há fabricantes que utilizam outras matérias-primas não recomendadas pelo INER, alterando as receitas originais. E esses não passariam pelos testes de alta qualidade que fazemos, como aqueles que indicam se o colchão vai deformar, por exemplo.

Você pode saber mais sobre os testes aqui.

Os colchões que possuem o certificado seguem a receita à risca e, por isso, são aprovados.

Detalhe importante

Muitos colchões são, na verdade, uma composição várias espumas. A princípio, essa é uma forma de baratear o custo, já que os blocos de espuma de alta qualidade demandam um investimento maior. Cheque com o seu vendedor se este é o caso e avalie se é o que está procurando. Sempre considere a vida útil em boas condições de uso.

No caso dos colchões certificados PRÓ-ESPUMA, nenhuma das camadas é de espuma aglomerada. Mais uma garantia de qualidade.

Dica prática

Os colchões com certificado PRÓ-ESPUMA têm a espuma de melhor qualidade do mercado. Esse material passa por testes de alta precisão. Aqui você encontra vídeos que mostram algumas curiosidades sobre esses testes. 

o que tem dentro do colchão

Nem toda mola é igual

Assim como nem toda espuma é igual, nem toda mola é igual. Ensacada, não ensacada, individuais, fio contínuo, qual a vantagem de cada uma dessas variações?  Oferecemos mais detalhes aqui. E você também encontra um resumo no seu Guia de Bolso.

Além disso, de novo, a qualidade das molas varia de fabricante para fabricante. Da mesma forma que os de espuma, os colchões de molas que levam o certificado PRÓ-ESPUMA também têm as molas de melhor qualidade. Caso contrário, não passariam nos testes, que são os mais exigentes do mercado.

Outros materiais

Fundamental você saber se dentro do colchão há outros materiais, que não espuma ou molas. O grande cuidado é, primeiramente, garantir que o seu corpo estará na posição correta de descanso. Confira na imagem abaixo, qual a posição ideal.

Essa combinação da densidade certa do colchão com altura e peso, você confere na tabela de biotipo.

Cuidados

Há colchões anunciados como ortopédicos no mercado, mas que não respeitam essa estrutura. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, o uso continuado pode trazer malefícios à saúde: dores, problemas na coluna e tensões corporais. Consulte um especialista antes de comprar um colchão com matérias-primas diferentes.

Da mesma forma, existem colchões com placas rígidas, o EPS, conhecido como Isopor®️, que leva também outros nomes, de acordo com os fabricantes. Nesse sentido, vale também a orientação da ABNT: verifique se há, no mínimo, 12 centímetros de espuma na camada superior da estrutura. Se tiver igual ou acima ganha a descrição de colchão. E dá uma proteção regulamentar para a sua saúde.

Pronto para escolher o colchão certo para você?

Por fim, ficou uma dúvida? Manda pra gente.