Cansaço? Dor no corpo? Dor de cabeça? Irritação?

 Esses são só alguns dos sintomas de uma noite mal dormida. 

Será que você está sofrendo com isso e nem sabe? Sono ruim?

Antes de tudo, você já percebeu que a forma como o dia começa pode influenciar o que vem a seguir?

E, nem sempre conseguimos definir o motivo daquele mal humor, daquela lentidão de pensamento…

Pois a chance de ser por conta de um sono conturbado é grande.

Dormir mal altera a idade do sono e reduz a expectativa de vida em 9 anos, veja a reportagem, com o estudo da Universidade de Stanford.

Quais os fatores que influenciam?

São muitos os fatores que influenciam na qualidade de uma noite de sono. A princípio, alguns deles conseguimos “controlar” e outros não. Vamos passar aqui por alguns dos mais frequentes:

Vestígios do dia

Dias muito agitados deixam vestígios que se refletem nos nossos sonhos. E, claro, na qualidade da noite. Desacelerar e ter uma prática de meditação que ajude a equilibrar as tempestades mentais, pode ajudar a ter um sono mais relaxante

Alimentação

Uma alimentação desequilibrada pode afetar o sono, levando até mesmo a quadros de agitação e insônia. Mas, cada corpo tem um metabolismo diferente. Logo, o mais importante é você perceber o efeito do que ingeriu antes de dormir, ou até mesmo durante o dia, no sono daquela noite.

Apneia

Mais de 50 milhões de pessoas sofrem com quadros de apneia, no Brasil, e muitas delas não sabem. Será que você é uma delas? A apneia causa interrupções no sono, o que influencia na qualidade da noite.

Barulho

Pode parecer que, como estamos dormindo, o barulho ao redor não importa. Não é bem assim. O cérebro tem certa consciência do que acontece ao seu redor. E os barulhos acabam por ocupar essa parte do cérebro – que não descansa. Por isso o silêncio é fundamental.

Conforto

Muita gente diz que quando está cansada dorme em qualquer lugar. Pode ser verdade mesmo. Porém, o corpo tem uma estrutura física que precisa ser respeitada para que não cause tensão em determinadas áreas.

A gente sente isso quando “dorme com travesseiro errado” ou quando dorme em uma superfície dura demais ou mole demais. Aliás, o que parece confortável num primeiro momento pode se mostrar desconfortável ao longo das horas.

Portanto, a sensação de acordar com o corpo renovado vem quando existe um equilíbrio entre seu corpo e a superfície que o abraça durante a noite. Nesse sentido, sim, existe o colchão ideal – é aquele que respeita seu peso e altura – como mostramos na tabela de biotipo.

Quer saber como uma noite mal dormida influencia nos seus hormônios? Clique aqui.

Por fim, quer mais informações sobre saúde e bem-estar? Assine a newsletter mensal.

Vai comprar colchão? Baixe o Guia de Bolso.