Quase a metade dos acidentes de trânsito acontecem por conta do cansaço e sono. Os números de acidentes de trabalho com a mesma causa também são altíssimos. Afinal, estamos acordados ou dormindo? Será que todo mundo dorme mal?
De acordo com uma pesquisa feita recentemente, no país, 65% dos brasileiros dizem ter algum distúrbio de sono, o que nos leva a pensar que o impacto desse problema no dia a dia tende a ser gigantesco. Entre as causas desse sono constante estão problema de saúde, estresse e também hábitos, como beber muito café, fumar…
Conhecer nosso ciclo ajuda
Antes de tudo, falamos aqui sobre como as pessoas se dividem por tipo de sono, matutinos, vespertinos e intermediários. Porém, tem mais. Por conta desses ritmos diferentes, abrimos “janelas”para o sono durante o dia. Janelas são horários em que temos mais tendência a ter sono. E, portanto, a estar menos atentos e causar acidentes.
Quais os horários que o sono vem?
Depois do almoço é um deles. E no final da tarde. Essas são as janelas de sono mais perigosas. Para quem é mais vespertino, o início da manhã, principalmente quando precisa acordar cedo, vem com aquela sensação de “estou acordado, mas ainda não totalmente”.
Evite as comidas com muitos carboidratos. Eles dificultam a digestão e esse processo diminui o ritmo do corpo, o que causa sonolência.
2. Busque locais mais iluminados. E, principalmente, com luz natural. Nosso corpo reconhece que é dia e responde aos impulsos externos com mais agilidade.
Pratique atividade física. Uma boa caminhada pode afastar o sono durante o dia e ainda ajudar a melhorar a qualidade do sono durante a noite.