Uma boa noite de sono: como é? - Pró-espuma

 

Uma boa noite de sono, quem não quer? 

Claro que são muitos os fatores que influenciam.

 E alguns deles podemos controlar. 

Conheça aqui quais.

Primeiramente, todo mundo já sabe, mas, às vezes, a gente esquece: 

Para o sono fazer o efeito necessário no nosso organismo, são necessárias, em média, de 7 a 8 horas por dia. Mas esse total varia por idade: adolescentes, por exemplo, precisam de mais horas do que quem tem mais de 60. E tem uma margem para mais e para menos que os médicos consideram aceitável.

“Um sono de qualidade ajuda a proteger sua saúde mental e física, promove bem-estar emocional, e melhora o desempenho nas atividades diárias e a qualidade de vida”, explica a nutricionista Danielle Milhão.

o colchao e o seu sono

O que é um sono de qualidade?

Quantas vezes você dormiu e acordou cansado? Quem dorme pouco pode ficar com um perfil mais bravo e impulsivo, triste ou depressivo, estressado, ter mudanças repentinas de temperamento, sentir-se menos motivado e, até mesmo, ter déficit de atenção. Esses são os resultados de uma noite de sono sem qualidade.

Sendo assim, muitos fatores podem influenciar: luz acesa, ambiente barulhento, temperatura do quarto são alguns deles. A boa notícia é que na maioria das vezes você consegue controlar essas condições ambientais.

Se você não pode apagar a luz, pode usar uma máscara que ajude a descansar os olhos. Escolha uma com tecido confortável e que realmente vede a luz.

Se tem som ambiente, tente usar um plug auditivo, daqueles usados em fábricas. Outra opção são os fones que isolam o ruído externo.

Por fim, a temperatura do quarto é fundamental. Tem pessoas que gostam de muito frio, ligam o ar condicionado e acordam com dor no corpo. Isso pode ser por causa da reação do corpo ao frio. E quanto está quente demais a gente acorda mais devagar, né? Parece que não recarregou a bateria?

Em síntese, especialistas dizem que uma boa temperatura no quarto é 22 graus. Porém, nada é verdade absoluta. Antes de tudo, perceba seu corpo e como ele reage à variação de temperatura. E tente encontrar o que é confortável para você.

O corpo reclama de mais o quê?

Noites maldormidas podem alterar a produção de hormônios que influenciam direta ou indiretamente no aparecimento ou agravamento de doenças crônicas como hipertensão, obesidade e diabetes. Também faz diferença no funcionamento do sistema imunológico.

 

E o que mais?

Por sua vez, uma noite bem-dormida é o chamado sono da beleza. Sabe por quê?  Nesse descanso, as funções do corpo se regulam e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, rugas, celulite e gordura localizada. Isso acontece porque diminui o excesso dos radicais livres e regula enzimas. 

Última dica

A combinação sono bom e colchão inadequado é muito rara. Verdade que quando a gente está exausto dorme em qualquer lugar. No entanto, essa verdade não dura mais do que uma noite. E quando a gente falou lá em cima sobre ter o ambiente adequado, é claro que isso também inclui a superfície ideal para cada um.

Por isso, você encontra aqui no site um monte de dicas para escolher seu colchão ideal, começando pela densidade adequada para seu peso e altura.

Quer saber mais? Clique aqui.

Quer assistir videos com os testes que fazemos para definir a qualidade do colchão? Clique aqui.